Eutanásia e ortotanásia

2691 palavras 11 páginas
EUTANÁSIA/ORTOTANÁSIA POSSIBILIDADES EFETIVAS DE LEGALIZAÇÃO

Humberto Aluno do Curso de Direito-FEB humberto- pageroli@bol.com.br.

Resumo

Além de serem diversos os posicionamentos a respeito da eutanásia, também são variados os significados que os autores dão a esta expressão e a termos a ela correlatos. Para uma abordagem jurídica do tema, é necessária a delimitação dos conceitos de eutanásia verdadeira, ortotanásia e auxílio ao suicídio.
A concepção de dignidade da pessoa humana que nós temos liga-se à possibilidade de a pessoa conduzir sua vida e realizar sua personalidade conforme sua própria consciência, desde que não sejam afetados direitos de terceiros. Esse poder de autonomia também alcança os momentos finais da vida da pessoa O avanço da medicina quanto às tecnologias à disposição do médico tem provocado não apenas benefícios à saúde das pessoas, mas, também, em alguns momentos, todo esse aparato tecnológico pode acabar afetando a dignidade da pessoa. Esses avanços abrangem, sobretudo, o controle do processo de morte.
Biologicamente, certos órgãos das pessoas podem ser mantidos em funcionamento indefinidamente, de forma artificial, sem qualquer perspectiva de cura ou melhora. Alguns procedimentos médicos, ao invés de curar ou de propiciar benefícios ao doente, apenas prolongam o processo de morte. Portanto, cabe indagar se se trata, realmente, de prolongar a vida ou de prolongar a morte do paciente terminal.

Palavras-chave: Eutanásia, Ortotanásia, Legalização

Introdução

Em 1984, juntamente com a proposta de reforma da Parte Geral do Código Penal, havia também um anteprojeto para modificação da Parte Especial. A modificação da Parte Especial não ocorreu. Esse anteprojeto da Parte Especial do Código Penal Brasileiro previa expressamente a ortotanásia, no art. 121, § 4º:

"Não constitui crime

Relacionados

  • Eutanásia e Ortotanasia
    9841 palavras | 40 páginas
  • Eutanasia e Ortotanasia
    431 palavras | 2 páginas
  • Eutanasia, Distanasia e Ortotanasia
    2046 palavras | 9 páginas
  • eutanasia ortotanasia e distanasia
    2338 palavras | 10 páginas
  • Distanásia, eutanásia e ortotanásia
    1009 palavras | 5 páginas
  • EUTANÁSIA ≠ ORTOTANÁSIA ≠ DISTANÁSIA
    330 palavras | 2 páginas
  • Eutanásia, Auxílio ao suicídio e Ortotanásia
    5181 palavras | 21 páginas
  • Aspecto jurídico da eutanásia e da ortotanásia.
    1082 palavras | 5 páginas
  • Eutanásia - Mistanásia -Distanásia - Ortotanásia
    951 palavras | 4 páginas
  • Direito à morte com dignidade: eutanásia e ortotanásia
    1543 palavras | 7 páginas