Eutanasia
‘’O problema ético da eutanásia’’
Filosofia
Nome:
N° -
Professor:
Taboão da Serra, 27 de Março.
2013
Índice
Eutanásia o que é......................................................................1
Ética e eutanásia........................................................................2-3
Países que permitem e proíbem.................................................3-4-5 Conclusão..................................................................................6
Bibliografia................................................................................7
Não darei veneno a ninguém
,mesmo que me peça, nem lhe sugerirei essa possibilidade.´
(Juramento de Hipócrates)
EUTÁNASIA
O que é?
Eutanásia do dicionário Aurélio:
¹ Morte serena, sem sofrimento. ² Prática ger. sem amparo legal, pela qual se busca abreviar sem dor ou sofrimento a vida dum enfermo incurável e terminal.
Eutanásia é um termo de origem grega (eu + thanatos) que significa boa morte ou morte sem dor, o termo foi proposto por Francis Bacon, em 1623, em sua obra "Historia vitae et mortis", "tratamento adequado as doenças incuráveis".
Ética na eutanásia
A questão da eutanásia não é nova, ela já vem sendo discutida desde Platão (na republica), o mesmo parecia concordar com a ideia de matar pessoas com doenças incuráveis.
Os que defendem dizem que é a única forma de defender a dignidade das pessoas sendo que o que lhes resta é a dependência de extrema e o sofrimento. Manter a vida sob dependência de aparelhos é prolongar o sofrimento e a agonia dos doentes condenando-os as uma ‘’subvida’’.
[...]‘’A ética enquanto apresentada filosoficamente não é por si própria capaz de se impor de modo autoritário: a sua única autoridade é a da racionalidade dos seus argumentos, o que exige dos seus auditores a decisão de se deixarem guiar só pela força inerente ao discurso racional, isto é, pelo poder de convicção sobre