Eurotunel
O Eurotúnel consiste em uma gigantesca obra da engenharia que interliga a Inglaterra à França. Foi inaugurado em 1994, após oito anos de muito trabalho e um investimento de 16 bilhões de dólares, oriundo da França e da Inglaterra.
Como existe uma barreira geográfica entre os dois países, o canal da Mancha, foi preciso que o túnel fosse construído a 40 metros abaixo desse canal. A distância entre os dois países é de 50 km. Essa construção é composta por três túneis paralelos. Os três túneis paralelos possuem funções distintas, dois possuem compartimentos usados para transportar caminhões, carros e passageiros, e o outro é usado para o sistema de ventilação.
O trajeto entre os dois países, feito em um trem (Eurostar), demora aproximadamente 35 minutos, em uma velocidade média de 160 km/h. O túnel é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana dos Engenheiros Civis.
Este trabalho tem como objetivo mostrar as fases da construção e a importância político-econômica desse empreendimento que sem dúvida foi grande passo para a integração entre França e Inglaterra, além de amenizar o isolamento Britânico em relação ao que se desenvolve na União Européia.
Desenvolvimento
Histórico (Tentativas)
Uma ligação entre a França e a Inglaterra já havia sido proposta em diversas ocasiões:
• Em 1802, o engenheiro francês Matthieu Favier fez uma proposta para a construção de um túnel: os passageiros atravessariam o túnel em carruagens puxadas por cavalos; o caminho seria iluminado por lanternas de óleo e uma ilha a meio do túnel forneceria ar fresco para os cavalos. O custo, mesmo nessa altura, seria de um milhão de libras.
• Em 1875, Peter Barlow, construtor do primeiro caminho de ferro subterrâneo, sugeriu que se colocasse um tubo de aço gigantesco flutuando sobre o canal. A idéia foi rejeitada. • Em 1876 são intensificados profundos estudos geológicos. • Em 1880 a companhia “South Eastern Railway” faz