Europa
Posição Geográfica
Pertencendo ao chamado Velho Mundo, a Europa embora seja um prolongamento da massa continental da Ásia e com ela forme uma unidade física (Eurásia), pode ser analisada como um continente autônomo, se considerarmos como seus limites aproximados, a leste e sudeste os montes Urais, o rio Ural , o mar Cáspio, as montanhas do Cáucaso e o mar Negro.
Situada, em toda a sua extensão, ao norte do Trópico de Câncer e cortada pelo Círculo Polar Ártico, a Europa tem suas terras, predominantemente, na Zona Temperada. Em sua área de 10.349.915 km² (7,5% das terras emersas do planeta) encontram-se cerca de 50 estados.
No extremo norte do continente, por causa dos climas subpolares, os mares Branco ade Barents, Ártico e parte do oceano Atlântico congelam vários meses do ano , dificultando ou impossibilitando a navegação. Um pouco mais ao sul localiza-se o mar Báltico, que, devido à sua posição interior, congela pelo menos três meses ao ano, dificultando a navegação e afetante a economia dos países por ele banhados
Relevo e Hidrografia
O Relevo do continente europeu é bastante baixo. Dois terços de sua área tem altitudes inferiores a 200 metros, e sua média altimétrica é a menor do mundo: apenas 340 metros.
Ao norte e noroeste encontram-se áreas de rochas cristalinas muito antigas, que foram perturbadas por orogênese durante a primeira metade da Era Paleozoica, originando montanhas. Durante milhões de anos, essas montanhas sofreram forte erosão, e seus vales foram cobertos por sedimentos na Era Mesozoica. Durante a Era Cenozoica, esse relevo sofreu a ação das glaciações, que provocaram uma grande erosão e a formação de extensas áreas de sedimentação. Essas áreas apresentem hoje altitudes inferiores a 2.500 metros, formas arredondadas, planaltos lacustres e vales glaciais a beira mar. Os Alpes Escandinavos, os Urais, os montes Peninos, os maciços Central, Boêmia e a Cordilheira Central Espanhola são exemplos desse tipo de firmação.
Do Atlântico aos