Europa e novo mundo
São Paulo
Junho/2014
A Europa e o Novo Mundo: relações econômicas, sociais e culturais do sistema colonial
Durante a “era das navegações”, o homem europeu tanto atingiu novas terras, como também impôs sob seus domínios os povos que encontraram. Chegaram á América espanhóis, portugueses, ingleses e outras demais nações. Acabaram por dizimar os autênticos cidadãos das Américas, como o eram os Incas, Maias, Astecas, Tupinambás, tupiniquins, Carijós e outros povos que por aqui viviam.
Não vamos deixar de mencionar que essas “tribos” também acabaram por influir culturalmente sobre seus “dominadores”. Temos hoje palavras e costumes como a pipoca, o deitar em redes, o banharem-se todos os dias e por aí se vão vários costumes e tradições que encontramos e que hoje fazem parte de nossa cultura contemporânea.
O curioso é saber que economicamente, os habitantes da América não tinham vivenciado o tal “poder financeiro” até então. Mas, quando chegou o europeu, tudo mudou drasticamente através da exploração dos recursos encontrados. Trocavam espelhos e outras quinquilharias por riquezas naturais sem valor aos nativos americanos, fora isto, escravizaram e dizimaram populações nativas das Américas.
Impuseram um sistema colonial para suprir as metrópoles com os recursos minerais e vegetais que foram encontrando neste novo mundo, contudo fixaram seus povos por aqui e vimos surgir um sistema econômico e servil dentro das colônias nas Américas. Aristocratas, Monarcas, Burgueses, Camponeses e toda espécie de cidadãos se fizeram nas colônias, conquistaram o oeste e até compraram terra dos nativos da América, vale lembrar que a terra era adquirida por um valor insignificante, mas como os nativos ou índios como queiram, não entendiam o real valor de mercado, assim concluíram a transação.
Além disto, tivemos um movimento escravista nas Américas, aonde primeiro se escravizou o indígena e na sequência escravizaram os