EUROPA FEUDAL
O Feudalismo é um sistema contratual, político e militar baseado em relações estabelecidas entre os membros danobreza e os seus vassalos desenvolvidos na Europa Ocidental durante a Idade Média. Estas ideias feudais, quejuntavam a autoridade com a liberdade através de um contrato, tornaram-se uma parte essencial da evolução políticada civilização ocidental.
Este sistema caracterizava-se pela concessão de feudos, sobretudo em forma de terras e trabalho, em troca daprestação de serviços militares e políticos; era, pois, um contrato selado por juras de vassalagem e de fidelidade. Nestecontrato, tanto o senhor como o seu vassalo eram homens livres e pares sociais. Deste modo, não se deve confundir oFeudalismo com o senhorialismo, um sistema de relações mantidas entre o senhor e os seus camponeses no mesmoperíodo.
O Feudalismo aliava o serviço político e militar e a posse da terra, para preservar a integridade da Europa, ameaçadacom a queda do Império Carolíngio.
Quando os invasores germânicos conquistaram o Império Romano do Ocidente, no século V, destruíram o exércitoprofissional romano, que foi substituído pelos exércitos destes povos, compostos por guerreiros que serviam os seuschefes em nome da honra e do saque. Estes guerreiros lutavam a pé e viviam fora das terras. Enquanto lutaram entreiguais não precisaram de cavalaria. Mas com a chegada dos Muçulmanos, dos Vikings e dos Magiares, nos séculos VIII,IX, e X, os germânicos viram-se impotentes face a estes exércitos, que se moviam muito rapidamente.
O gaulês Carlos Martel, no território da atual França, o rei Alfredo no da Inglaterra e o germânico Henrique, oPassarinheiro foram obrigados a providenciar cavalos para alguns dos seus homens para afastar os invasores das suasterras. Não está provado que estas tropas lutassem a cavalo, mas podiam seguir os inimigos mais depressa; como osarreios estavam a começar a ser usados, é bastante plausível que as