Europa centro-oriental
Europa Centro – Oriental, corresponde às pequenas nações que se tornaram autônomas após a dissolução da União Soviética e a descomunal Federação Russa, que continua sendo polo centralizador dessa área do continente europeu.
Para facilitar o entendimento podemos separa-la em Europa central e Bálcãs.
Europa Central
Conhecida também como centro geoeconômico da Europa, por agrupar os países mais ricos e influentes em questões mundiais, essa região é na verdade o coração europeu em todos os sentidos. Esta área é formada por doze nações que são difundidas em todo o mundo como governantes da União Europeia (UE), pois nesta região está localizada a sede da UE em Bruxelas, capital da Bélgica.
Os países dessa região possuem economias estáveis e bons níveis de vida. O território da Europa Central é caracterizado por diferentes formas de relevo, podemos encontrar desde extensas planícies (como na região dos Países Baixos – Holanda) até grandes montanhas, onde está localizado o Mont. Blanc (Monte Branco) com 4.810 metros de altitude (ponto mais alto da Europa), situado na região dos Alpes, entre a França e a Itália.
Bálcãs
Os Bálcãs, ou ainda Península Balcânica, é o nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Grécia, a República da Macedônia, o Montenegro, a Sérvia, o autoproclamado independente Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu, bem como, algumas vezes, a Croácia, a Romênia e a Eslovênia e a Áustria.
Geografia
Relevo
A Península Balcânica caracteriza-se por um relevo montanhoso pelo qual correm pequenos rios em várias direções, formando vales estreitos e planícies pouco extensas. Esse tipo de relevo reduz as áreas cultiváveis, que se limita a um quinto da península.
Clima
As montanhas têm um impacto significativo no clima da península. As partes do norte e centrais dos Bálcãs têm um clima continental, caracterizado por invernos