Eurico
Resumo da obra: Após um combate contra os "montanheses rebeldes e contra os francos seus aliados” Eurico resolve pedir a mão de Hermengarda a seu pai, o Duque de Fávila. Porém, pela origem humilde de Eurico, o pai proíbe a união. Pensando ser desprezado também pela sua amada Hermengarda, Eurico se torna o Presbítero de carteia.
Para não pensar na amada, dedica-se a escrever hinos e poemas de cunho religioso inspirados nos campos e na natureza, como toda obra romântica que se preze, mas a sua rotina muda quando ele descobre que os árabes invadiram a Península Ibérica, ele decide defender a Península e combater os árabes.
Depois da invasão, o pacato presbítero transforma-se em um poderoso cavaleiro negro que luta em prol de terras Espanholas ganhando a admiração dos godos e sendo respeitado por toda a Espanha.
A luta teve algumas reviravoltas, mas a parte que cabe destacar é quando Roderico morre no campo de batalha e Teodomiro passa a liderar o povo. E nesta época, os árabes atacam o mosteiro e raptam a virgem Hermengarda.
O cavaleiro negro e outros guerreiros salvam a donzela das garras de Amir, que estava prestes a profaná-la. Ela isola-se na montanha das Astúrias, onde também está seu irmão Pelágio, já que esta montanha era o único refugio para a independência goda
Em segurança, na gruta, Hermengarda depara-se com Eurico e finalmente declara seu amor. Mas Eurico sabe que devido as suas convicções religiosas este amor nunca será concretizado e ele revela que o cavaleiro negro e o presbítero de carteia são a mesma pessoa. Ao saber disso, Hermengarda desespera-se e Eurico parte para a batalha suicida contra os árabes. Eurico morre propositalmente e Hermengarda desespera-se e enlouquece.