"Eurico, o Presbítero"
Eurico é um nobre godo que se apaixona violentamente por Hermengarda. O pai da moça, Favila, o Duque da Calábria, é contra o relacionamento dos dois e impede o casamento. Eurico, decepcionado, decide tornar-se padre e vai morar em Cartéia, pequena cidade próxima de Gibraltar. Nesta época, os árabes invadem a Península Ibérica.
Eurico, então, transforma-se no misterioso Cavaleiro Negro. Destaca-se por suas façanhas militares e por suas canções e os árabes, mesmo vencendo a guerra, passam a temê-lo supersticiosamente. Ele se une então a um grupo de resistência nas montanhas.
O grupo é chefiado por Pelágio, irmão de Hermengarda, que fora aprisionada pelos árabes após ataque ao convento em que se refugiara. O Cavaleiro Negro lidera então um grupo de homens e a resgata, reencontrando o seu grande amor, a quem revela sua identidade.
Eles, porém, não podem mais se casar, já que Eurico fez votos de castidade ao tornar-se padre. Hermengarda não resiste às emoções da revelação e , já enfraquecida pelo tempo que passara aprisionada, morre. Eurico, desesperado, lança-se em uma missão suicida contra os árabes e acaba desaparecendo em meio aos inimigos.
Alexandre Herculano, além de grande romancista, também teve grande obra como historiador. Há, então, um certo rigor histórico na narrativa, que se passa na mesma época de outras obras do autor, como o conto O Alcaide de