Eurico gaspar dutra
Eurico Gaspar Dutra nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso, em 18 de junho de 1883, filho de José Florêncio Dutra, comerciante modesto e ex-combatente na Guerra do Paraguai. Militar, foi eleito presidente da República em 31 de janeiro de 1946, por uma coligação partidária formada pelo PSD (Partido Social Democrático) e pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), com o apoio do ex-ditador Getúlio Vargas, de quem fora Ministro da Guerra por nove anos. * Realizações do Governo Dutra:
- Promulgação da nova Carta Constitucional em 18 de setembro de
1946
- Restaurou o cargo de vice-presidente da república
- Instituiu o mandato presidencial de cinco anos
- Restabeleceu parte da autonomia dos estados e municípios
- Restabeleceu a República Federativa presidencialista
- Determinou a separação e harmonia entre os poderes ( Executivo,
Legislativo e Judiciário), seriam independentes e funcionariam em equilíbrio. * Relação com a Guerra Fria:
Em maio de 1947, o governo colocou na ilegalidade o PCB, e cerca de oito meses depois cassou o mandato de seus representantes no Congresso, inclusive o mandato de Luís Carlos Prestes, figura histórica que conseguiu se eleger senador com o maior número de votos.
No curto período de sua existência legal, o PCB tornou-se o maior partido comunista da América Latina, com cerca de 200 mil partidários, e obteve importantes conquistas eleitorais. A política governamental repressiva contra as atividades do PCB foi acompanhada por uma política externa que estreitou os vínculos entre Brasil e Estados Unidos.
Após a Conferência para Manutenção da Paz e da Segurança do Continente, patrocinada pelo governo dos Estados Unidos, em 1946, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a União Soviética. Com essa política externa, o Brasil se colocava ao lado dos Estados Unidos no contexto internacional da chamada Guerra