Euler
O suíço Leonhard Euler (1707-1783) é um dos maiores génios de todos os tempos na Matemática e na Física.
A sua obra brilha no século das luzes, o século que viu ser consolidadas e ampliadas as duas grandes criações científicas do século anterior, que estão intimamente associadas - o cálculo infinitesimal e a mecânica de Newton.
Leonhard Euler
Leonhard Euler nasceu a 15 de Abril de 1707 em Basileia, Suíça, Euler foi aluno de Jean Bernoulli, recebendo ampla instrução em Teologia, Medicina, Astronomia, Física, Línguas orientais e Matemática.
Euler passou por vários países, Alemanha, Suíça e Russia, onde viveu e trabalhou.
Foi o mais produtivo matemático da sua época e um dos mais produtivos de todos os tempos. Só durante os 25 anos que esteve em Berlim escreveu cerca de 380 artigos e livros sobre cálculo das variações, cálculo das órbitas planetárias, artilharia e balística, construção naval e navegação, movimento da lua, lições sobre cálculo diferencial e uma publicação científica popular intitulada Cartas a uma Princesa da Alemanha.
A 18 de Setembro de 1783 Euler morreu repentinamente em consequência de uma hemorragia cerebral, deixando uma obra surpreendentemente vasta com contribuições muito importantes em variadíssimos campos da matemática, mas também da física e astronomia. Euler alargou as fronteiras da geometria analítica e da trigonometria. Deu contribuições decisivas para a geometria, o cálculo e as equações diferenciais e para a teoria de números. Integrou as ideias de Newton e Leibniz sobre cálculo diferencial, no que é hoje a análise matemática. Estudou mecânica, teoria lunar, elasticidade, acústica, a teoria das ondas da luz, hidráulica e até música. Do livro que escreveu sobre teoria da música dizia-se que era demasiado musical para matemáticos e demasiado matemático para músicos. Estabeleceu os fundamentos da mecânica analítica. Introduziu muita da notação matemática que é utilizada hoje em dia, por exemplo, a letra e para a