Eugenia Florida DC
Introdução
Nome científico: Eugenia florida DC.
Família: Myrtaceae
Nomes populares: Pitanga-preta, guamirim.
Origem: Brasil
Distribuição geográfica: Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Altura média: 3-5m
Características morfológicas: As folhas quando jovem tem coloração rosa, tornando-se verde com o tempo; as dimensões da folha variam de acordo com a sua exposição ao sol, as de maiores dimensões são as que ficam menos expostas ao sol; as flores são perfumadas e brancas; o fruto é uma baga globosa, glabra, brilhante, de cor vermelha ou preta quando madura, com polpa carnosa adocicada contendo uma única semente.
Cultivo: Recomenda-se o cultivo da muda em terrenos semi-sombreados que contenham substrato organo-arenoso. A taxa de germinação é baixa e ocorre em 3-5 semanas.
Período de florescimento e frutificação: Floresce em outubro e frutifica desde fins de novembro até meados de dezembro.
Morfologia
E. florida é uma pequena árvore, com aproximadamente 3,5 m de altura, floresce em outubro e frutifica desde fins de novembro até meados de dezembro. Seus frutos são comestíveis e muito saborosos.
A folha de E. florida é simples, oblongo-lanceolada, de margem inteira, com textura cartácea, base simétrica e ápice suavemente acuminado.
Em estado natural, a folha é verde nas duas faces, apresentando-se um pouco mais clara no lado abaxial. Quando jovem, a folha é tênue, flexível e de coloração vinho, devido à presença de antocianina.
O padrão de venação é do tipo camptódromo-broquidódromo. Comparando-se a venação das folhas de sol e de sombra, constata-se maior densidade vascular nas primeiras.
Sistema de Revestimento
Epiderme da face adaxial
- Em vista frontal, possui células com paredes anticlinais sinuosas e cutícula com estrias, sendo estas mais acentuadas em folhas de sol.
- Nas regiões sobre as nervuras, as células são alongadas, pouco onduladas ou retas e com disposição paralela. Na região