Euclides
(330-290 a.c.)
Euclides foi um dos mais famosos matemáticos da antiguidade e mesmo de todos os tempos. Viveu entre 330 e 290 a.c. e a ele se devem inúmeras conquistas no domínio da Matemática. Trabalhou em Alexandria, sendo o primeiro director da escola de Alexandria.
É descrito como homem afável e modesto, cheio de benevolência para todos os que prometessem fomentar a matemática, cheio de admiração para com os seus antecessores.
As matemáticas gregas tiveram o seu apogeu durante o período helenístico (nome que é dado à época que se seguiu à morte de
Alexandre), mas as suas origens remontam a "alguns" anos antes. Um dos mais importantes e difíceis problemas que pesam sobre os historiadores das matemáticas gregas é estabelecer o que ocorreu antes de Euclides, porque à excepção de um insignificante trabalho sobre astronomia de um certo autor nenhum texto completo das matemáticas desse período chegou até nós.
Euclides foi o autor de uma obra notável, intitulada "Os Elementos de Euclides", o mais antigo manuscrito conhecido na sua totalidade, e é mesmo a natureza deste admirável trabalho, que nos aclarará o que possa ter sucedido nesse período de tempo.
Conseguiu incorporar nesta obra toda a sua bagagem de conhecimentos matemáticos acumulados por todos os seus predecessores, com o mérito de uma boa preparação e apresentação. Segundo Proclo, os predecessores "demonstraram muita coisa sem o rigor necessário", e que Euclides "o havia feito com demonstrações irrefutáveis". Para Proclo a sua obra distingue-se pelo seu rigor matemático.
A partir do dia do seu aparecimento, "Os Elementos" tornaram-se o manual clássico da geometria. Geração sobre geração estudou neste livro.
Sábios como Newton, Pascal, Decartes, Lagrange designaram-no como o melhor livro. Lagrange disse:
"Estudar geometria sem conhecer Euclides seria o mesmo que estudar Latim ou Grego com base nos livros novos, que vêm escritos nestas línguas, sem recorrer, porém, aos