Euclides Foi Um Famoso Matem Tico Grego
Euclides foi um famoso matemático grego, pertencente à Escola Megárica, cuja terra natal e data de nascimento desconhecemos. Seu pensamento floresceu em Alexandria, por volta de 300 a.C. Sua obra principal chama-se "Elementos" (em grego, Stoikheia), e trata da geometria e da teoria dos números.
Os seis primeiros livros desses "Elementos", dedicados à geometria plana e resumindo e completando a obra dos predecessores de Euclides (alguns de seus teoremas são atribuídos a Tales e a Pitágoras), mantiveram sua autoridade até o fim do século 19.
Euclides escreveu ainda outras obras matemáticas, inclusive um breve tratado, que se conserva, sobre as notas musicais. Foi Euclides quem disse a Ptolomeu 1º que não havia "Estrada real" para a geometria.
Escola Megárica
A Escola Megárica de filosofia foi fundada por Euclides de Mégara (filósofo que surgiu, aproximadamente, em 390 a. C.), um discípulo de Sócrates. Suas doutrinas metafísicas assemelhavam-se às de Parmênides, com a diferença de que Euclides identificava o princípio universal como o bem moral.
A escola dedicou-se, preponderantemente, às controvérsias dialéticas, principalmente com Diódoro Cronos, mestre do filósofo estoico Zenão e autor de argumentos lógicos contra a possibilidade do movimento.
Diódoro influenciou consideravelmente a lógica e desempenhou um papel importante na controvérsia sobre o livre-arbítrio com seu argumento mais famoso, o kyriêuon ("argumento dominador" ou "irrefutável").
História de Euclides:
Em tempos muito remotos, um jovem, resolvendo ser espirituoso, perguntou a seu mestre qual o lucro que poderia lhe advir do estudo da geometria.
Ideia infeliz: o mestre era o grande matemático grego Euclides, para quem geometria era coisa muito séria. E a sua resposta à ousadia foi arrasadora: chamando um escravo, passou-lhe algumas moedas e mandou que as entregasse ao aluno que a partir daquele momento deixou de ser aluno de Euclides. Esse rapaz - é preciso dizê-lo - não foi o único a