Euclides da cunha
Euclides da Cunha
BIOGRAFIA . Nasceu numa família de classe média no Vale do Paraíba . O Vale estava decadente devido ao desgaste do solo para o plantio de café e ao aumento do preço dos escravos, que ainda eram usados nessa região. . Euclides de muda pro Rio de Janeiro e vai morar com a tia.
. Euclides vai estudar engenharia na Escola Militar. . Valores patriarcais X Ciência / Republicanismo / Positivismo . Ciência – instrumento de conhecimento e evolução . Positivismo – sociedade em revolução e em avanço tecnológico. . Republicanismo – a Escola Militar era cheia de republicanos. Benjamin Constin inclusive deu aula para Euclides.
. Geração de 70 – Euclides cresce em meio aos questionamentos desse geração, chegando a contribuir para a pesquisa a respeito deles. Esses questionamentos eram a cerca da população brasileira e do território, o que comprometia totalmente o sentimento de nação de um povo que não sabia quem era nem a onde pertencia. . População – a polêmica girava em torno da mestiçagem (negros, brancos e índios) e da autenticidade do povo brasileiro, pois cada estudioso pensava uma coisa diferente. . Território – as fronteiras dessa época não estavam definidas, havendo fronteiras em aberto nas Guianas, por exemplo. Isso foi uma questão de discussão até que Barão do Rio Branco se propôs a estudar as fronteiras e levou Euclides para fazer parte do seu grupo de pesquisas. Enquanto o Barão se voltou pro litoral, Euclides se voltou para o sertão, iniciando sua jornada para o conhecimento dessa “Terra Ignota”.
. Ato de Insubordinação – nesse dia (em 1888), os alunos da Escola Militar foram proibidos de sair da escola, pois haveria um ato a favor da República. Diz-se que Euclides saiu da formação militar e gritou “Viva a República”, o que repercutiu na imprensa e deu a Euclides a fama de republicano. . Foi expulso da Escola Militar e