eucalipto
. Os métodos de destilação podem ser: destilação com água, destilação com arraste à vapor sob baixa pressão e destilação com arraste à vapor com alta pressão.
O método de destilação com água é o mais simples e consiste em uma reservatório (dorna no caso de indústrias e balão de destilação no caso de laboratório) onde a matéria prima é colocada juntamente com água. Este reservatório é ligado a um condensador por onde há fluxo de água para refrigeração. A mistura água e matéria prima são aquecidas diretamente. O vapor produzido na destilação condensa-se no condensador e é recolhido. A separação se faz facilmente pelo fato do óleo e água não serem miscíveis.
No método de destilação com arraste à vapor sob baixa pressão o aquecimento da matéria prima não é feita de forma direta mas indiretamente por passagem de vapor de água pela matéria prima. Ao ser extraído, a água vaporizada e óleo, condensam-se em condensador resfriado com água e a mistura é separada por não serem miscíveis.
No método de destilação com arraste a vapor com alta pressão o sistema usado é igual ao anterior mas o vapor é super aquecido e a pressão interna no sistema é superior à atmosférica.
Após a extração o óleo, chamado de óleo cru, pode ser redestilado para separação de componentes ou simplesmente filtrado, clarificado e seco. O tempo gasto para a destilação é de 50 minutos a 60 minutos.
A extração é feita pelo processo de destilação. Por isso, uma fábrica de óleo