Eua idependecia
806 palavras
4 páginas
IntroduçãoOs problemas ambientais a nível mundial começam a se tornar preocupantes. Como exemplos significativos, destacam-se o aumento de temperatura da Terra, a destruição da camada de ozono, o esgotamento acelerado dos recursos naturais, etc.
Claramente, a solução para todos estes problemas deve ocorrer em vários níveis: * Indivíduo: que deve tomar posturas que respeitem mais o meio ambiente a fim de limitar o consumo e economizar recursos naturais. * Empresas: que devem funcionar reduzindo ao máximo seu impacto ambiental negativo. * Poder Político: cuja função primordial é regulamentar o modelo final de funcionamento que respeite o meio ambiente.
É neste contexto que nos propusemos a apresentar as medidas de proteção do ambiente, tendo em linha de conta as seguintes estratégias: * Redução do consumo de energia; * Gestão correta de resíduos; * Redução do consumo de matérias-primas; * Redução do consumo de água; * Gestão correta das águas residuárias e efluentes líquidos; * Gestão dos ruídos; * Gestão de emissões atmosféricas; * Análise de ciclo de vida de produtos (ACV); * Cumprimento da legislação ambiental.
Desenvolvimento
Sendo o ambiente o conjunto dos sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações e dos fatores económicos, sociais e culturais com efeito direto ou indireto, mediato ou imediato, sobre os seres vivos e a qualidade de vida dos seres humanos, a análise dos métodos de proteção nos remete ao estudo dos anexos à lei de base do ambiente.
As atividades industriais podem interferir no meio ambiente através de diversas maneiras em seus processos como produção (utilização de matérias primas, energia e água e consequente emissão atmosféricas, efluentes, geração de resíduos sólidos, ruído e vibração), distribuição, comercialização, etc.
Inúmeras medidas de proteção buscam minimizar os impactos produzidos pelos processos produtivos das empresas. No entanto, essas medidas visam o