Eu e tu

1716 palavras 7 páginas
IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO: EFICIÊNCIA E/OU INEFICIÊNCIA DESTE INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
UNIERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP
CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE SÃO GABRIEL-RS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS LINGÜÍSTICO-LITERÁRIO-PEDAGÓGICOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO
DE LEITURA E ESCRITA

DISCIPLINA: ASPECTOS LINGÜÍSTICO-LITERARIO-IDEOLÓGICOS EM LIVROS DIDÁTICOS
PROFESSORA: TÂNIA MARIA MOREIRA

IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO: EFICIÊNCIA E/OU INEFICIÊNCIA DESTE INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autoras: BRUNA DE CÁSSIA PEREIRA DOS SANTOS, DAIANE VENTORINI POHLMANN MICHELOTTI, LIDIANE RAYMUNDO SILVEIRA
RENATA SOARES VARGAS e VANESSA VLAGRAND MARTINI

INTRODUÇÃO

Segundo Lajolo (1996), o livro didático assume certa importância dentro da prática de ensino brasileira nestes últimos anos, isso é notável, principalmente, em países como o Brasil, onde "a precaríssima situação educacional faz com que ele acabe determinando conteúdos e condicionando estratégias de ensino, pois, de forma decisiva, o que se ensina e como se ensina o que se ensina". Por esse motivo, surgiu a preocupação de fazer uma análise de como esse instrumento de ensino-aprendizagem vem sendo percebido e utilizado pelos professores de língua portuguesa.
Tal atenção se faz necessária uma vez que, através do uso contínuo e onipresente do livro didático, este material poderá ser visto como única fonte de ajuda ao professor ou, ainda, apresentar-se como substituto do docente, podendo comprometer a aprendizagem do aluno.
Busca-se, neste trabalho, fazer uma análise de como o livro didático vem sendo utilizado pelos professores de língua portuguesa em sala de aula. Para isso será traçada, primeiramente, sua trajetória histórica. Logo depois, faz-se necessário salientar pontos de vista de autores como Coracini (1999), Faria (1984), Lajolo (1996), Neves (1999), entre outros, sobre a importância do livro didático e o que levou esse instrumento a

Relacionados