Eu só queria ter 20 na oral de pt sem ter muito trabalho
Sophia nasceu no ano de 1919, no Porto, onde ficou até completar o décimo aniversário, aí mudou-se para Lisboa onde entrou no curso de Filologia Clássica, que não chegou a completar. Em Lisboa, casou-se com Francisco Sousa Tavares, que era advogado e jornalista. Desta união descenderam cinco filhos, entre eles, Miguel de Sousa Tavares o nosso conhecido escritor, jornalista e comentador.
As suas origens, dinamarquesas por parte do avô paterno Jan Henrik Andersen, a sua infância, o gosto pela civilização grega e a religião cristã foram uma forte influência nas obras.
Os seus livros infantis foram primeiramente histórias que Sophia elaborara para contar aos seus pequenos filhos, mais tarde começou a publicá-las.
Politicamente, Sophia teve uma forte acção aquando do regime salazarista, onde esta marcou a sua oposição e após a revolução dos cravos foi deputada. Alguns dizem mesmo que esta apoiava o regime monárquico. Ainda no tempo aa outra “Senhora”, foi co-fundadora da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, mais tarde presidiu ao Centro Nacional De cultura e à Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Escritores.
Esta ilustre personalidade feminina teve sempre consigo os ideais de justiça, liberdade e integridade moral. Em 1999, recebe um dos maiores prémios portugueses, o Prémio Camões, entre muitos outros que a poetisa recebeu.
Sophia não só foi escritora como foi também tradutora de Dante, Shakespeare e Eurípedes.
Faleceu a 2 de Julho de 2004 no Hospital da Cruz Vermelha. Morre fisicamente, mas tornou eterno o seu nome através das suas belíssimas obras poéticas, dos seus contos e das suas histórias infantis.
Fonte: