Eu quero trabalho
Personagens principais
O Poeta – Pablo Neruda
O carteiro – Mario Ruoppolo
A moça – Beatrice Russo
A mãe da moça – Dona Rosa
O chefe dos correios é um personagem que pode ser considerado secundário, mas que tem profundo peso nas escolhas feitas pelo carteiro, pois é o primeiro a exaltar o poeta como escritor e como comunista.
Resumo O poeta chileno Pablo Neruda exilado em uma ilha na Itália em fuga do regime político opressor que se configurava em seu país. Um carteiro semianalfabeto é destinado a levar as correspondências exclusivamente para o poeta. O chefe dos correios, que se diz comunista como Neruda e o vangloria, contrata o carteiro apenas para tal serviço. Em meio às entregas o carteiro começa a dialogar com o poeta e pedir-lhe autógrafo e conselhos, e se desenrola uma amizade entre ambos através da qual o rapaz se interessa por poesia e pelo comunismo.
O carteiro se apaixona por uma moça da cidade e é ajudado pelo poeta a conquistá-la, no entanto, a mãe da moça encontra um poema, de Neruda, junto ao sutiã dela e fica furiosa. O poema havia sido dado pelo carteiro que o copiara de um dos livros do poeta. Este último ao ser questionado pela senhora diz nada ter de errado com o que está escrito, pois se tratava apenas de uma poesia que era inofensiva. Importante nas cenas que se desenrolam entes estes dois personagens é que o significado de Metáfora trabalho entre o carteiro e o poeta é TIDO pela senhora como uma ofensa, algo do demônio e com o conteúdo do poema da certeza a ela de que o rapaz já havia visto sua filha nua.
Segue o poema em sua integra:
‘Nua és tão simples como uma de tuas mãos, lisa, terrestre, mínima, redonda, transparente, tens linhas de lua, caminhos de maçã, nua és magra como o trigo nu.
Nua és azul como a noite em Cuba, tens trepadeiras e estrelas no pêlo, nua és enorme e amarela como o verão numa igreja de ouro.
Nua és pequena como uma de tuas unhas, curva, sutil,