Etnomatemática (Resenha)
Etnomatemática é o estudo da matemática através da história e da filosofia da mesma. Ela tem óbvias implicações pedagógica, cultural, religiosa e política. Visa a prática da matemática de forma alternativa por pessoas que se identificam através do meio em que vive e em suas crenças. Ela também tem como objetivo devolver a dignidade cultural do ser humano.
A etnomatemática surgiu depois do fim da matemática moderna na década de 70. E logo após o témino da Primeira Guerra Mundial, um filósofo alemão chamado Oswald Spengler propôs uma filosofia da história que procurava entender o Ocidente sob um novo enfoque. Em uma de sua obras Spengler diz: “Segue-se disso uma circunstância decisiva, que, até agora, escapou aos próprios matemáticos. Se a Matemática fosse uma mera ciência, como a Astronomia ou a Mineralogia, seria possível definir o seu objetivo.Não há, porém uma só Matemática; há muitas matemáticas”.
Ele entendia a matemática como um manifestação cultural viva, e vê a matemática em total integração com as demais manifestações de uma cultura.
O Programa EtnomatemáticaA nas escolas, mas no ambiente familiar, no ambiente
Esse programa de pesquisa visa entender o saber/fazer matemático ao longo da história da humanidade, contextualizado em diferente grupos de interesse, comunidades, povos, nações. Busca entender a aventura humana de adquirir conhecimento e na adoção de comportamentos, pois acredita-se que todo indivíduo vivo desenvolve conhecimento e tem um comportamento que reflete esse conhecimento, que por sua vez vai-se modificando em função dos resultados de comportamento, e esse