Etnomatem tica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CLAUDICE FONTES SANTOS
ETNOMATEMÁTICA
Elo entre as tradições e a modernidade
Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Fundamentos da Matemática e Bioestatística 5º período, sob a orientação da professora Núria Mariana.
Paripiranga
Abril de 2015
D’ AMBROSIO, UBIRATAN. Etnomátematica-elo entre as tradições e a modernidade/ Ubiratan D’Ambrósio. -4, Ed, 1.Reimp.-Belo Horizonte: Autêntica Editora,2011.
RESUMO GERAL DA OBRA:
No livro: Etonomátematica-Elo entre as tradições e a modernidade escrito por um dos grandes nomes da Educação Matemática, Ubiratan D’ Ambrósio, relata sobre a Etnomátematica, uma tendência da qual é um dos fundadores. Uma análise do papel da Matemática na Cultura Ocidental lançando mão dos diversos meios de que acultura Ocidental da noção de que a matemática é apenas uma forma de Etnomátematica buscando procurar explicações para a sua realidade e vencer as dificuldades que surgem no seu dia-a-dia. Uma importante vertente da Etnomatemática se aproxima da etnografia e focaliza os saberes e fazeres de varias culturas, como grupos étnicos, religiosos, comunitários e profissionais, e de prática variadas, tais como aquelas ligadas a elaboração de saberes, às artes, ao cotidiano, ao exercício político, ao lazer e ao lúdico. Conhecendo a história da matemática sabe-se que as teorias que hoje aparecem como as modelagens ou a Etnomatemática, acabadas e elegantes resultaram sempre de desafios que os matemáticos enfrentaram que foram desenvolvidas com grandes esforços e, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta.
Capitulo I: (Por que Etnomatemática?).
“O grande motivador do programa de pesquisa de denomino Etnomatemática e procura entender o saber/fazer matemático ao longo da história da