Etnocentrismo
18/03/2013
I- ANTROPOLOGIA e CULTURA- conceituações
1) Hoebel e Frost (1981:3) definem a antropologia como “ a ciência da humanidade e da cultura”. Possui uma dimensão biológica, enquanto antropologia física; uma dimensão sócio-cultural, enquanto antropologia social e/ou cultural e uma dimensão filosófica, enquanto antropologia filosófica, ou seja, quando se empenha em responderá indagação: “O que é o homem?”.
2) Helman (1986:21) define a Antropologia médica como aquela que trata de como as pessoas, nas diferentes culturas e grupos sociais, explicam as causas das doenças, os tipos de tratamento em que acreditam e a quem recorrem e ficam doentes. Também é o estudo de como essas crenças e práticas estão relacionados com as mudanças biológicas e psicológicas no organismo humano, tanto na saúde quantos na doença.
3) Tylor(1871) define Cultura como um complexo formado de conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e toda e qualquer capacidade ou hábito adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
4)A importância e a origem da Cultura. –não haveria cultura, se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicação oral. Daí também, a sua importância quanto à análise de toda a experiência de indivíduo que é transmitida aos demais, criando assim um interminável processo de acumulação.
5) Antropologia social e antropologia cultural -diferenciação.
R: a) No Reino Unido, a abordagem da Antropologia social é dominante e enfatiza as dimensões sociais da vida humana, considerando o ser humano como um animal social, organizado em grupos que se regulam e se perpetuam. É a experiência do homem e da mulher como membros de uma sociedade que determina sua visão de mundo.Assim, a cultura é vista como uma das formas que os homens organizam e legitimam a sociedade, fornecendo a base para sua organização social, política e econômica.
b) Nos Estados Unidos, A Antropologia Cultural dá maior ênfase aos