Etnocentrismo
ETNOCENTRISMO
PROF. KELMA GALLAS
ETNOCENTRISMO
“Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência”.
Everardo P. Guimarães Rocha. O QUE É ETNOCENTRISMO - 1ª edição 1984
ETNOCENTRISMO
o
ETNOCENTRISMO é um conceito
desenvolvido pela ANTROPOLOGIA para se referir a uma tendência que leva uma pessoa ou grupo social a interpretar a o Esta prática está ligada à crença de que as suas próprias práticas culturais e étnicas são superiores a de outros grupos.
realidade a partir de seus próprios parâmetros culturais.
ETNOCENTRISMO
• No Etnocentrismo: se a sua maneira de ser e proceder é considerada CERTA, então as outras estão erradas.
ETNOCENTRISMO
A visão etnocêntrica julga e classifica os costumes, crenças e línguas de outras culturas de acordo com uma visão de mundo considerada desejável.
ETNOCENTRISMO
JULGAMENTO:
Se a cultura de outros povos e os costumes alheios são julgados a partir dos seus próprios padrões, isso INDUZ à CRÍTICA e a REJEIÇÃO: O idioma estrangeiro parece “enrolado” e ridículo; Seus hábitos alimentares são considerados asquerosos Sua maneira de trajar é considerada extravagante ou indecente; Sua religião e seus deuses, são considerados demoníacas e seus cultos, abominações; etc...
• • •
•
ETNOCENTRISMO
ETNOCENTRISMO
QUESTÃO DE FUNDO:
Como uma espécie de pano de fundo da questão etnocêntrica temos a experiência de um choque cultural:
EU
O “NOSSO GRUPO”:
Come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, conhece problemas do mesmo tipo, acredita nos mesmos deuses, casa igual, mora no mesmo estilo, distribui o poder da mesma forma, empresta à vida significados em comum e procede, por muitas maneiras, semelhantemente.
OUTROS
O “GRUPO DIFERENTE”:
Faz as coisas de forma