Etnocentrismo
(nome da escola)
Etnocentrismo
Nome:
Número:
Série: Introdução
O etnocentrismo é um conjunto de comportamentos, atitudes de um determinado grupo social, onde os integrantes desse grupo consideram que seus comportamentos sejam atitudes exemplares, consideram-se superiores a outros grupos, outros costumes, outras tradições, culturas e etc.
Desenvolvimento
As grandes navegações incentivaram e obrigaram os Europeus a conhecerem e entenderem um pouco sobre os outros povos que até antes não tinham mantido nenhum contato. Com isso surge o etnocentrismo que segundo Meneses (2009) "O etnocentrismo olha o outro e almeja que ele tenha as suas próprias características, como isso é impossível, o outro é percebido como desprovido de tudo." Como podemos perceber com a visão etnocêntrica dos povos europeus eles queriam que todos os outros povos tivessem seus costumes e crenças, queriam que eles usassem roupas e que vivessem da forma deles. No entanto isso seria impossível, logo os europeus viam-nos como inferiores e se achavam no direito de desrespeitar e transformar a cultura desses povos de modo a que se aproximasse o mais próximo da sua, pois para os europeus somente a sua cultura e costumes eram corretos.
Com a definição do dicionário Aurélio que diz que o etnocentrismo é a tendência do pensamento a considerar as categorias, normas e valores da própria sociedade ou cultura como parâmetro aplicável a todas as demais. Podemos afirmar que o etnocentrismo não trouxe nenhum avanço na relação entre o homem europeu e os povos colonizados visto que o europeu não respeitou muito e nem procurou entender melhor os costumes e crenças dos outros povos e apenas viam esses costumes e essas crenças como inferiores e que deveriam ser mudados, pois somente a sua cultura e costumes eram aceitáveis e corretos. Como podemos perceber pela definição do dicionário eletrônico Aurélio a sua cultura