Etnocentrismo definição
Devido a este estreito contacto com a nossa própria cultura, é normal a considerarmos como sendo o modelo o que torna difícil aceitar outros costumes, culturas, etc, pois os seus comportamentos não se assemelham aos nossos e achamos que são errados, bizarros.
Definição
O etnocentrismo é precisamente o conceito antropológico onde, para além de, um individuo ou grupo social avaliar/observar grupos diferentes baseando-se apenas nos hábitos sociais do meio em que está inserido, observa-os em função da sua própria cultura, possui um certo sentimento de superioridade em relação a eles.
Ao acharem-se superiores, acreditam que detêm um modelo, um referêncial e pretendem fazê-lo adotar por todos o que reduz à insignificância outros universos e culturas, pois passam a ser consideradas como “culturas subalternas” , dado que não seguem o referencial escolhido, “a cultura hegemónica”.
Existe, portanto, uma nítida dificuldade em aceitar a diferença.
Há uma transposição dos nossos conceitos para outros contextos sociais, culturais e pessoais que muitas da vezes não vivenciamos.
Por exemplo, quando os jornais ocidentais se referem aos movimentos radicais islâmicos como sendo grupos “fanáticos” e “antidemocráticos” estão claramente a considerar que a democracia é um bem universal, contudo esquecem-se que os estados islâmicos têm uma forma bastante peculiar de diferenciar a relação entre a religião e politica, que não pode ser descrita como sendo “fanática” apenas por ser diferente da realidade que vivenciamos.
Este exemplo demonstra que há um conhecimento limitado dos hábitos culturais islâmicos e que há um sentimento de superioridade quanto ao modelo adotado no ocidente.
Este termo também é utilizado para criticar os cientistas sociais que apresentam visões acusadas como sendo estreitas e