Etiqueta e cerimonial: comportamento e mentalidade dos homens como funções da estrutura de poder de sua sociedad
ELIAS, Norbert. Etiqueta e Cerimonial: comportamento e mentalidade dos homens como funções da estrutura de poder de sua sociedade. In: A Sociedade de Corte: Investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, capítulo V. P. 97-129.
O quinto capítulo da obra A Sociedade de Corte,busca retratar as formas de poder, autoridade e hierarquia que existiam na corte francesa, através do uso de etiquetas e cerimônias, que eram manuseadas como instrumento de poder.
Norbert Elias propõe uma análise à dinâmica da Sociedade na Corte, analisando ainda como era a relação entre rei e cortesãos, e principalmente as formas de privilégio e hierarquia existentes nesta Corte, destacando as disputas por prestígio e poder entre os próprios cortesãos. Utiliza-se para isto, de relatos de enciclopédias, estudos, e relatos de figuras como Saint-Simon, que viveu o período. É através dos relatos deste, que Elias vai analisar as formas como o rei Luís XVI utilizava a seu favor os mecanismos da etiqueta e cerimônias.
O autor inicia o capítulo fazendo um breve esboço sobre a geografia e arquitetura do Palácio de versailles, para demonstrar que tal geografia possuía um papel simbólico na Corte: hierarquia e prestígio. Onde, “(...) as necessidades habitacionais e a necessidade de prestígio determinavam primordialmente as funções e, com elas, a disposição arquitetônica das construções” (ELIAS, 2001, p. 100).
Podemos identificar como uma destas cerimônias, o ritual do lever, que nada mais era do que o “acordar” do rei. Onde percebemos claramente todo um “ritual hierárquico”, onde, um total de seis grupos, um de cada vez, adentrava o quarto do rei, cumprindo alguma tarefa, como vestir a blusa do rei. Nota-se que os primeiros grupos gozavam de um prestígio maior. Podemos destacar ainda como um exemplo desta hierarquia, a cerimônia do lever da rainha-cerimônia análoga à do rei- onde em uma certa situação, a dama de honra estava para