Etileno
O poema concreto é um objeto em e por si mesmo, não um intérprete de objetos exteriores e/ou sensações mais ou menos subjetivas. Seu material: a palavra (som, forma visual, carga semântica). Seu problema: um problema de funções- relações desse material. Fatores de proximidade e semelhança, psicologia de Gestalt. Ritmo: força relacional. O poema concreto, usando o sistema fonético (dígitos) e uma sintaxe analógica, cria uma área linguística específica que participa das vantagens da comunicação não verbal, sem abdicar das virtualidades da palavra, com o poema concreto ocorre o fenômeno da metacomunicação: coincidência e simultaneidade da comunicação verbal e não verbal, com a nota de que se trata de uma comunicação de formas, de uma estrutura-conteúdo, não da usual comunicação de mensagens.
Bacias hidrográficas
Bacias hidrográficas compreendem um conjunto de terras delimitadas pelos divisores de águas, que são as porções de terras mais altas em uma dada região. Pode-se classificá-las, de acordo com sua importância, como principais (as quais abrigam os rios de maior porte) , secundárias e terciárias A organização das bacias hidrográficas é de acordo com a drenagem de um rio principal, seus afluentes e subafluentes, indo das partes mais altas (rios menos volumosos) para as mais baixas (rio principal). Assim, o espaço territorial da bacia hidrográfica é determinado e definido pelo escoamento, drenagem e influência das águas e seu ciclo hidrológico.
Gleba Palhano
Antes de se tornar um bairro, a Gleba Palhano, era uma imensa fazenda aberta pelo agrimensor Mábio Gonçalves Palhano, que juntamente com seus irmãos tinham mais de 1.200 alqueires. Passados os anos, a região da antiga Fazenda Palhano virou um dos