Eticas e NEgocios
O termo Ética pode ser definido como o conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, onde sua utilização tem como objetivo garantir que haja um equilíbrio e bom funcionamento social.
A Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, educação, tradição e cotidiano, que juntos orientam o comportamento humano dentro da sociedade. Ela se diferencia da ética no sentido de que esta tende a julgar o comportamento moral de cada indivíduo no seu meio. No entanto, ambas buscam o bem-estar social.
No ambito corporativo organizacional, privado, a ética ou a falta dela é um dos grandes dilemas que a sociedade enfrenta. Esta é uma questão que acarretará mudanças drásticas nos sistemas de convívio de todo o mundo.
A ética é o julgamento dos valores morais. As organizações privadas trabalham com outros valores. Os valores morais passam longe dos valores econômicos. Em sua grande maioria, os sistemas de convívio, as organizações sociais, as relações humanas, estão alicerçadas nestes moldes, nos moldes das organizações privadas reguladas pelo dinheiro. E é a falta de ética nas relações privadas que provém a falta de ética nas outras relações.
A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade sócio-ambiental.
Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança. Essa relação, baseada na satisfação do cliente, vai originar lucro para a empresa, ajudando a que ela cumpra os seus objetivos. No entanto, a confiança com o cliente é uma coisa que demora algum