Etica
Profª Ms. Fátima Ferreira
A capacidade de se indignar diante das injustiças é o que ainda caracteriza o ser humano.
E não é absurdo sonhar com uma criatura mais sensível, mais aberta ao próximo e mais empenhada em viver na comum unidade, na interminável jornada de se edificar uma única e fraterna família humana (NALINI).
Vimos que a ética é a ciência que estuda o comportamento humano. Portanto, estuda a conduta moral dos indivíduos, considerando os seus atos como bons ou maus. Vimos ainda que o objetivo da ética é a moralidade positiva. Ela procura orientar, guiar, conduzir o homem pela vida da melhor maneira possível operando modificações em seu comportamento.
A ética deve fundar-se no bem comum, no respeito aos direitos de todos os cidadãos e na busca de uma vida digna para todos. Independente das diferenças naturais, econômicas, sociais existentes entre os vários segmentos da sociedade.
Desse modo, podemos afirmar que a ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade; uma reflexão crítica sobre o comportamento humano em sociedade.
Diz-se com freqüência que a família é o núcleo fundamental para a vida em sociedade. Ela é a base, o sustentáculo das relações sociais e desse modo o núcleo que dá sustentação ao homem, a quem ele recorre em seus momentos de dificuldades, nas suas necessidades. Nesse aspecto, é correto afirmar que a família desempenha o papel de conferir, de dar equilíbrio ao homem.
A família, por ser a forma mais primitiva de comunidade humana é chamada de célula social. Onde, em regra, se realiza a propagação da espécie humana e onde se desenvolve, em grande parte, o processo de educação dos indivíduos nos seus primeiros anos de vida; consequentemente desenvolve-se também a formação da sua personalidade. Por essas razões, a família assume papel fundamental do ponto de vista da formação moral dos indivíduos.
Como instituição social, célula nuclear da sociedade, a família modificou-se bastante no