Etica
Curso de Ciências Contábeis e Tributos
ÉTICA: PERCEPÇÃO SOBRE A ÉTICA DOS ALUNOS INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO UNIBH
Pollyanna Cristine Ferreira[1]
Marta Alves de Souza[2]
RESUMO
Este artigo apresenta a percepção ética dos alunos do 1º e 4º ano do curso de ciências contábeis do Centro Universitário UNIBH, com o objetivo de fazer um comparativo da percepção se há alguma diferença entre o aprendizado da ética profissional dos alunos que iniciam e concluem a graduação. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica descritiva. Elaborou-se um questionário com 10 questões de múltipla escolha para coletar os dados necessários para concluir a pesquisa.
Palavra chave: Ética. Percepção. Ética Profissional. Código de Ética Profissional. CEPC.
1 INTRODUÇÃO
A ética está relacionada com a aceitação ou não das atitudes humanas. Segundo Sá (2009, p.3) “seu sentido amplo está ligado com a ciência que estuda a conduta humana diante do ser e seu semelhante”.
Durante a trajetória da vida, as pessoas se deparam com indagações do que “é certo ou errado?”, “o que pode ou não pode fazer?”, isso ocorre porque na caminhada se relaciona com outras pessoas e cada uma carrega consigo seus valores éticos pessoais que interfere nos valores éticos profissionais.
A busca incessante para obter sucesso profissional, adquirir bens materiais e outras coisas almejadas pelo ser humano, desencadeia uma corrida pela qual vale tudo, ou seja, esquecer os valores éticos passar por cima de tudo e todos para obter qualquer que seja o prêmio.
Na profissão contábil, é possível observar a perda de valores éticos no exercício da profissão. A confecção de um Decore que não tem lastro, a omissão de receita das Pessoas Jurídicas para diminuir o pagamento de impostos, dentre outras, são consideradas práticas antiéticas. A aplicação da ética na área contábil tem grande relevância, pois a atuação do