Etica
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIALMENTE APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DANIELLE MAGALHÃES
DIANA DE CARVALHO
ETHIANY CHAVES
SUELI DE OLIVEIRA
VANDA RIOS
UMA ANÁLISE DE CONJUNTURA DO BRASIL E DA PROFISSÃO
E
OS AVANÇOS DOS CÓDIGOS DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL
1947; 1965; 1975; 1986;1993
Boa Vista
2012-2
DANIELLE MAGALHÃES
DIANA DE CARVALHO
ETHIANY CHAVES
SUELI DE OLIVEIRA
VANDA RIOS
UMA ANÁLISE DE CONJUNTURA DO BRASIL E NA PROFISSÃO
E
OS AVANÇOS DOS CÓDIGOS DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL
1947; 1965; 1975; 1986;1993
Trabalho apresentado à disciplina de Ética Profissional e Serviço Social, como requisito de avaliação para obtenção da terceira nota (N3) do curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima- UERR, apresentado à Prof.(a) MsC. Leila Chagas.
Boa Vista
2012-2
INTRODUÇÃO
Este estudo apresenta uma abordagem da histórica do Brasil nas suas dimensões econômicas, políticas, sociais e culturais e a sua interlocução com os Códigos de Ética do Serviço Social, desde o Primeiro Código de 1947 ao atual de 1993, tendo como objetivo mostrar o início desse processo de transformação do Serviço Social e a sua profissionalização.
As reformulações do Código de Ética foram entendidas como necessárias para o campo de atuação profissional para suprir as novas demandas oriundas das transformações societárias.
Portanto, considerando estas questões, de transformações ocorridas na sociedade, a intenção deste trabalho é mostrar de maneira simples e preliminar alguns destes momentos, procurando entender as diferentes épocas em que estavam inseridos, se reformulando nos campos teórico -metodológicos e práticos que influenciam a atuação do Assistente Social na atualidade.
Para compreendermos o cenário político, econômico e social da década de quarenta e o primeiro Código de Ética do Serviço Social de 29/11/1947, é necessário que tomemos como ponto de partida todo o