Etica
Os programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC), em especial nas áreas de educação infantil, educação fundamental e ensino médio têm compromisso com o presente e com o futuro. Para qualquer tempo, o centro - o ponto de focalização dos programas - é o mesmo: a criança e o jovem, seu sucesso na escola e o protagonismo estudantil na construção da ética e da cidadania. De imediato, todo esforço está sendo dedicado à elevação da qualidade do ensino praticado no Brasil. Isso inclui, no plano institucional, a articulação com os sistemas de ensino e, no plano executivo, a prática de um conjunto de ações voltadas para a formação inicial e continuada dos professores e a valorização dos profissionais da educação.
Os programas do MEC têm compromisso com a transformação social e colocam a educação na linha de frente da formação dos futuros cidadãos brasileiros. Ou seja, cada criança e cada jovem têm o direito de aprender, também, o sentido da cidadania na sua concepção mais ampla. Portanto, é dever da escola ensinar e agir fundamentada nos princípios da democracia, da ética, da responsabilidade social, do interesse coletivo, da identidade nacional e da própria condição humana.
O Programa Ética e Cidadania – construindo valores na escola e na sociedade é o reflexo desses compromissos e o campo no qual se espera consolidar práticas pedagógicas que conduzam à consagração da liberdade, da convivência social, da solidariedade humana e da promoção e inclusão social.
Não se trata de um programa a ser anexado aos currículos; é, sobretudo, o espaço onde as crianças e os jovens possam aprender a viver a complexidade dos dias atuais e onde os educadores e inúmeros outros agentes sociais possam praticar e difundir os princípios da vida cidadã. E o ambiente criado para isso será os
Fóruns Escolares de Ética e Cidadania, a serem constituídos conforme a realidade de cada escola e sua comunidade, com representação e participação,
a