Etica
Amanda Lopes
Caio Vinicius
Felipe Boar
Klayme Pavani
Ética na Ciência
Alex Fraga Belo
Amanda Lopes
Caio Vinicius
Felipe Boar
Klayme Pavani
Ética na Ciência
Trabalho para a matéria de História da Ciência e Tecnologia do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ,apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Catanduva
1. O QUE É ÉTICA?
Quando se fala de ética, muitos a confundem com moral, para esclarecer será discutido um pouco sobre a definição de cada uma delas.
Ética do latim “ethos” significa modo de ser. MOTTA (1984) define ética como o conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação a outros homens, na sociedade onde vive, garantindo o bem estar social. Moral, do latim “mores”, significa costumes. DURKHEIM (2002) define como o conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano; a moral precede a sociedade e tem caráter obrigatório.
Então ética como dito anteriormente, é a reflexão sobre comportamentos morais do homem na sociedade, sendo um conjunto de valores que visam o bem estar social. Um bom exemplo seria a quebra do sigilo médico, em todo o globo esta pratica é condenada como não ética, pois interfere nos diretos de privacidade do paciente. 2. O QUE É ÉTICA CIENTÍFICA?
A ética científica é a orientação do comportamento, porém na área da Ciência. Por exemplo, a ética científica é o que questiona se a prática da eutanásia é certa ou errada, a clonagem humana ou de animais, entre outras.
3. A ÉTICA PODE LIMITAR A CIÊNCIA?
Sim, a ética limita a Ciência, porque devido à concepção de certo e errado da sociedade atual, ou seja, a ética da sociedade atual, muitas pesquisas e experimentos não podem ser colocados em prática. Por exemplo, a clonagem humana é eticamente inaceitável devido ao fato de não podermos registrar os clones criados.
4.