ETICA
O desenvolvimento moral do homem é condição essencial no processo de socialização. Assim, a educação moral deve acontecer em todos os espaços em que as pessoas estão em relação e, em decorrência dessa convivência, possam experimentar as vantagens da cooperação, da solidariedade, da igualdade, da justiça.
Entendemos que, de acordo com a perspectiva precisamos desenvolver uma educação moral para ser capaz de detectar e criticar injustiças, estar comprometido com a construção de uma vida mais justa para todos, comportar-se de acordo com princípios auto escolhidos, adquirir as normas e valores considerados justos em sociedade, pois a educação moral pode se dar em momentos distintos que vão da adaptação às normas da sociedade ao conhecimento e reconstrução dos próprios valores.
A educação é um modo de agregar significados a cada um dos nossos atos. Essa é uma de nossas tarefas fundamentais: auxiliar, como adultos da relação pedagógica, cada um dos nossos educandos a tornar mais significativas suas condutas para consigo mesmos e para com os outros. Só, assim, aprenderão, para o seu presente como para o seu futuro, o modo de viver socialmente, na comunidade, na cidade, na sociedade. A direção da formação ética será do pré-convencional na direção dos pós-convencional.
Sei que a educação, para o desenvolvimento ético dos nossos educandos, necessita, além do concurso de nossos atos pessoais e individuais de educadores e educadoras, da participação da sociedade organizada também a serviço desse processo.
Assim, considerando a escola como um amplo espaço de relações humanas onde decisões e julgamentos são feitos a todo tempo, para analisarmos a Moral na escola, é preciso considerar o que se faz na escola, de forma refletida ou irrefletida, consciente ou não, em busca da defesa de finalidades ou bens maiores inscritos em nossos valores morais.