Etica
Os fios de cabelo são constituídos por proteínas formadas por longas cadeias de aminoácidos ligadas entre si por diferentes tipos de interações. A principal proteína presente no cabelo é a queratina, rica em enxofre, o que permite uma grande quantidade das interações mostradas em I, denominadas pontes dissulfeto (ligações S–S), que são, primariamente, responsáveis pela forma do cabelo.
Agentes redutores quebram as ligações S–S. Esse é um processo reversível, ou seja, o uso de oxidantes pode fazer que grupos –SH, formados na quebra das pontes, se liguem novamente para a formação de novas pontes S–S. Esse é o princípio aplicado ao alisamento de cabelos: um produto químico redutor é aplicado ao cabelo, que perde a forma devido à quebra das pontes dissulfeto. O cabelo é, então, moldado na forma desejada. Em seguida, aplica-se um produto químico oxidante para que novas pontes se formem e o cabelo se fixe no formato liso.e explicado de forma mais clara na próximo tópico ). Uma importante característica do cabelo é que, durante a tal escova de amônia se estica a estrutura capilar. É como se o fio de cabelo fosse constituído de ‘estruturas unidas por pontes’. Pessoas com cabelo liso têm essas pontes emparelhadas; as com cabelo ondulado têm as pontes ligadas de maneira desordenada. Escova Progressiva x Escova Definitiva. Saiba a diferença! | Sempre me perguntam qual é a diferença entre escova progressiva e escova definitiva.
Costumo responder que as diferenças são todas. A única coisa semelhante é o nome "ESCOVA". Deve-se entender que um é tratamento e o outro é transformação. Um é irreversível e o outro é temporário. Um é alcalino e o outro é ácido. Enfim, são muitas as diferenças. O grande desafio para o profissional é entender e orientar a cliente quando um ou outro se faz necessário e também saber reconhecer o perfil da reação de cada produto sobre a fibra capilar, e por final, o desejo da cliente.
Então vamos aos fatos.