Etica
Responsabilidade social e ética nos negócios: pilares da empresa cidadã
(Social responsibility and ethics in the businesses: pillars of the citizen company)
Wellington Soares da Costa1
1
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – Vitória da Conquista – BA wsc333@gmail.com; wsc333@hotmail.com
Abstract. Two aspects of management are analyzed: social responsibility and ethics. Bibliographic research was used to demonstrate the current need of this discussion and of this paradigm. Keywords. social responsibility - ethics. Resumo. Este artigo propõe-se à análise de dois temas referentes à Administração: responsabilidade social e ética. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o objetivo é demonstrar a necessidade dessa discussão e desse paradigma na atualidade. Palavras-chave. responsabilidade social – ética.
1. Introdução Discutir1 sobre responsabilidade social requer considerações acerca da ética, ainda mais quando se reconhece que “a fome pelo lucro fácil” é um dos fatores que tornam frágil a sociedade (BURSZTYN, 2001:134). Pode-se conceituar a ética como o conjunto de limites impostos ao homem em seus relacionamentos, porque o ser humano convive. É o complexo de relacionamentos humanos que faz surgir a ética, visto que, sem isso, não há que se falar em ética. Fica o reconhecimento da alteridade2, ou seja, da existência do outro (ser). “A dimensão ética começa quando entra em cena o outro” (ECO, 2002:9). Noutro sentido:
Ética é um conjunto de valores. Quando dizemos que uma empresa ou uma pessoa é ética, nós nos referimos aos valores que essa pessoa ou essa empresa possui. Se meus valores se encontram em determinado nível de desenvolvimento moral e minhas atitudes estão de acordo com eles, isso é ética. [...] (PINEDO, 2003:3)
O mesmo autor afirma que “[...] Ética é algo que existe internamente. Meus valores [...]