Etica
1. Elabore um pequeno comentário sobre o poema “Só de Sacanagem”.
R: É difícil você condenar um comportamento anti-ético de outra pessoa, sendo que por mais incomum seja interpretado, você analisa o seu próprio comportamento através da auto crítica.
2. Defina ética e moral?
R: Princípio moral pela qual a pessoa se guia, regras de condutas e consta no fim da ação, já a moral é a conduta sobre esta regra e está entendida como um conjunto de práticas dentre a ética.
3. Dê exemplos práticos de falta de ética em ambientes de trabalho?
R: Utilização de informações privilegiadas, sonegação fiscal, ataque de hackers e furtos de matérias primas, equipamentos e mercadorias por funcionários.
4. Em que outras situações você se depara com atitudes antiéticas? Exemplifique.
R: Ouvir alguém dizendo de perda de algo e você encontrar e não devolver, falsidade de documentos, gratificação para órgãos publicos por facilitar ou privilegiar em alguma situação. 5. Leia o fragmento de Otavio Frias Filho e teça um breve comentário:
“ É difícil ouvir falar em moral e ética sem reprimir uma espécie de sorriso interior. Não que o mundo não precise de mais moral e ética, provavelmente precisa. Mas toda vez que vemos alguém esbravejar em nome desta ou daquela moralidade, recriminando os outros, uma voz no fundo da consciência nos avisa: “Farsante!”. (...) Tudo o que fazemos, aliás, é motivado pelo cálculo do nosso interesse, mesmo quando não o sabemos, até mesmo ao decidirmos não violar preceitos morais. O manancial inesgotável da imoralidade não está no crime nem no sexo, mas nas omissões que esvaziam nossa vida, na hipocrisia pela qual merecemos o epíteto do Evangelho, ‘raça de víboras’.
O texto exprime quanto realmente estamos determinados a pensar em nós primeiro, para depois ajudar as pessoas, onde, visamos nos beneciar, seja com informação ou bens, isto só mostra o quanto o ser humano é uma raça irracional e não pensa no próximo e não podemos confiar