etica
A economia capixaba vem apresentando um alto índice de desenvolvimento e crescimento, acompanhando o ciclo virtuoso vivido pelo Brasil nos últimos anos.
Esse novo cenário, cada vez mais rigoroso gerou a necessidade de contratar funcionários cada vez mais qualificados, com postura ética e que tenham o mínimo de conhecimento nas leis que direcionam as relações de emprego entre empregado e empregador.
Por isso, faz-se necessário em todas as profissões o conhecimento básico dos conceitos de conduta ética, bem como conhecimento de Leis trabalhistas vigentes no País.
ÉTICA
A palavra ética tem sua origem na palavra grega "éthos" que significa modo de ser ou comportamento consciente do homem. A ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, o objeto da ética é a moralidade positiva de um conjunto de regras de comportamento e formas de vida através das quais o homem tende a realizar o valor do bem.
Entretanto, não podemos confundir a ética e a moral. Enquanto a ética reflete um conjunto de valores que norteia o comportamento de cada pessoa em seu contexto social, a moral constitui o conjunto de valores dominantes, ou seja, as regras impostas dotadas de um caráter prático, histórico e social que justifica determinado comportamento definindo o que podemos ou não fazer.
Portanto, a ética mostra a evolução do que moralmente era e é aceito hoje indicando por meio de comparações as mudanças no comportamento humanos e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e/ou indicar caminhos. Nesse sentido, a ética e a moral, reforçam para formar subjetividades, ou seja, o modo como cada pessoa se constrói (pensa, age, fala, etc.).
O comportamento ético é aquele considerado bom. Os filósofos antigos adotaram inúmeras concepções na definição do que é bom, sobre como lidar com as prioridades em conflito dos indivíduos