etica
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
a) Conceito de sociedade democrática;
b)Evidências de um comportamento não ético de um indivíduo;
c) Exemplo de um comportamento ético de um futuro profissional comprometido com a cidadania.
Este? Aquele? Muito mais do que apontar qual o caminho, a democracia representa a chance de ouvir vozes, ecos ou pensamentos de todos os atores sociais. Não encerra assim o equilíbrio eqüitativo das várias vontades políticas. Cada vista em seu ponto guarda em si sua história ou suas motivações para atravessar o caminho da ética.
Usar dinheiro ou verba pública, por exemplo, em benefício próprio é não ético com as obrigações tanto de um cidadão quanto de um servidor público permanente ou temporário; mas é seguir seus impulsos morais para atender a ética a que pertence seus interesses. A questão é: a apropriação indevida de verba pública é mais do que anti-ética; é crime. A motivação a que levou o desvio de conduta, deixemos para a psicanálise; o desvio de conduta, para a lei.
Um futuro profissional comprometido com a cidadania, independente do comportamento ético, deverá cumprir e zelar a lei a que é submetido. Deverá, por princípio, garantir o respeito e a dignidade humana, de acordo com a moral vigente. A ética pode até transformar-se. A moral pode também relativizar-se; porém, o calor de um abraço, a luz de um sorriso e a certeza de um bem-estar garantem tão bem o anseio de nossa bandeira: ordem e progresso.
Muitos filósofos se debruçaram sobre as questões morais e produziram contribuições muito importantes sobre o tema. Foge ao alcance de nosso trabalho apresentar com profundidade as contribuições que Platão, Aristóteles, Espinosa, Kant e outros grandes filósofos deram à discussão sobre a moral. Mas, para entendermos nossas posturas frente aos problemas éticos faz-se muito necessário uma análise das nossas matrizes culturais, que no ocidente estão estabelecidas nas