etica
E A IDENTIDADE CULTURAL
Maria Margarida de Andrade (UPM-SP) RESUMO
A partir das definições de identidade e cultura, serão enfocados neste artigo os desafios da preservação da identidade cultural frente aos apelos da globalização, caracterizada como sinônimo de progresso, bem como da associação de todos os países, como um só mundo. serão analisadas as relações entre as ciências humanas, especialmente as ciências da linguagem, e a identidade cultural, visto que a língua acha-se diretamente ligada ao conceito de identidade cultural. a problemática da diversidade lingüística será abordada, por ser fundamental no que se refere à educação formal do indivíduo, e para que se possa discutir o papel da escola como instituição educacional, sua influência na formação cultural, o modo como essa influência vem sendo exercida, tendo-se em mente as atuais bases filosóficas do sistema educacional. A exagerada ênfase na aquisição de "conteúdos" e tecnologias, em detrimento da preocupação com os fatores humanistas, coloca-se como questão diretamente relacionada com o problema da formação da identidade cultural.
Palavras-chave: Ciências humanas; Ciências da linguagem; Identidade Cultural INTRODUÇÃO
No mundo atual, em que a associação de todos os países numa só unidade global transformou-se em ideal de convivência pacífica entre os povos e globalização tornou-se sinônimo de progresso, cabe analisar as conseqüências desse movimento internacional diante da preservação da identidade cultural de cada povo, de cada país, e de cada indivíduo.
A globalização traz implícita o ideal de união e confraternização entre os povos, porém, a identidade cultural deve ser preservada, ou seja, a globalização não pode excluir os aspectos particulares da cultura, das línguas, das tradições e costumes de cada povo. O grande desafio dos tempos atuais é justamente a preservação da identidade cultural frente aos inequívocos apelos do processo de