etica
DIREITO 2014.2
A ÉTICA DA CONVENIÊNCIA
Aluna: Ana Paula de Lima Araújo
Professor(a): Raimundo Júnior
NATAL/RN
AGOSTO/2014
A ÉTICA DA CONVENIÊNCIA
INTRODUÇÃO
A palavra Ética vem de origem grega, refere-se aos costumes da sociedade.
Esse texto refere-se a um bate papo entre Mario Sérgio Cortella (Filosofo, Doutor em educação, Escritor e Professor universitário) e Clóvis de Barrod Filho (Bacharel em Direito e Jornalismo, Doutor em Ciências da Comunicação e professor de Ética e Filosofia), sobre a ética da conveniência. Usando como exemplo um fato que ocorreu em 2012 na Espanha, numa corrida de Cross-Country, onde um corredor espanhol chamado Ivam Fernandez empurrou o queniano Abel Mutai em direção à vitória.
Nesse texto, eles abordam vários pontos através desse tema que vai desde a ética, conduta humana, corrupção, esperança, usando assim algumas fontes referenciais dos filósofos Platão, Freud, Richard Dawkins, Espinosa.
A ÉTICA DA CONVENIENCIA
Mario Sérgio Cortella e Clóvis de Barros Filho vão iniciar um bate papo sobre a ética da conveniência.
CORTELLA: Mário começa relembrando um fato que ocorreu no final de 2012, em Navarra, Espanha. Numa corrida de Cross-Country o queniano Abel Mutai, medalha de ouro nos três mil metros com obstáculos em Londres, estava à pouca distância da linha de chegada e, confuso com a sinalização, parou para pousar para fotos pensando que já havia cumprido a prova. Logo atrás dele vinha o espanhol Ivám Fernández Anaya. E o que ele fez? Começou a gritar para que o queniano ficasse atento, mas ele não entendia que não havia cruzado a linha de chegada. O espanhol, então, o empurrou em direção à vitória.
Depois desse ato incrível, algo maravilhoso aconteceu. Veja o que o espanhol Ivám Fernández respondeu quando foi entrevistado por um