etica
O toque tem sido descrito como uma das mais importantes formas de comunicação humana. As mãos dos fisioterapeutas que operam modernos equipamentos também são aquelas que tocam e massageiam os pacientes. O resgate do uso das mãos no contato direto entre profissional-paciente está contribuindo para a humanização do atendimento, principalmente entre as pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), que passam a maior parte do tempo com seus movimentos limitados. A reeducação do movimento e da postura, a recuperação de contusões e traumas e até mesmo o alívio de dores provocadas pelas atividades dia-a-dia são algumas das atribuições do fisioterapeuta. Esses profissionais ajudam as pessoas que estão com alguma limitação física ou orgânica a retomar suas atividades normais.
Com intervenções preventivas, curativas e de recuperação da saúde funcional do homem, os fisioterapeutas atendem pessoas de todas as idades seja portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos, respiratórios, de deficiências físicas ou mentais. Fisiologicamente, massagear o local dolorido melhora a circulação e conseqüente oxigenação; além de aquecer a área afetada. Todos esses efeitos resultam no alívio da dor.
Tipos de toques terapêuticos
Os recursos de tratamento fisioterápico variam conforme o objetivo (tratamento analgésico, antiinflamatório, diagnóstico, hipertrofia muscular, etc.), condições do paciente e estágio em que a lesão se encontra, e podem ser classificados principalmente em:
1 Terapia manual
2 Massoterapia
3 Cinesioterapia
4 Fisioterapia Manipulativa
5 Micro fisioterapia
6 Mio terapia
7 Terapia biocranial
Terapia Manual: Terapia realizada por meio de técnicas manuais. Geralmente confundida com a massoterapia, distingue-se pela finalidade de restabelecer os movimentos e funções fisiológicas através de manipulações articulares e tecidos moles,