Etica
De acordo com o artigo “Ética não se aprende na escola?” de Gabriel Perissé, o fato da ética poder ou não ser aprendida no contexto escolar ainda é algo controverso.
De um lado se destaca Gustavo Ioschpe, que defende que a ética não é pode ser ensinada na escola, pois os professores são incompetentes para isso, já que problemas relacionados com a “cola” na sala de aula, não são devidamente punidos. E que apoia que a ética deve ser passada para as crianças desde muito cedo pelos próprios pais, utilizando o amor (ou a perda) com uma forma de recompensa ou punição, pois assim os filhos irão ter um comportamento ético para conseguir o que tanto querem que, é o amor de seus pais.
Em contrapartida se tem Ken Robinson, que coloca que a ética vai além de cumprir regras preestabelecidas, que não são as formas de punições e chantagens que vai fazer com que uma criança cresça sendo ou não de forma ética. Então o melhor a ser feito é criar um ambiente em que o indivíduo desenvolva suas habilidades, para que assim ele possa ser tornar alguém comprometido com o bem pessoal e social.
Ética vem do berço e da criação de cada indivíduo e não se aprende na escola, por mais que professores se esforcem para tentar ensinar um comportamento digno para seus alunos sempre vai faltar algo que só o ambiente familiar pode proporcionar.
Em casa aprendemos o que é certo e o que errado com os nossos pais, eles nos transmitem ensinamentos de acordo com seus interesses, procurando sempre o que é melhor para seus filhos. Mais só porque um pai ensinou-lhe algo que signifique que você irá seguir. A Ética se aprende desde a família e vai se estendendo ao longo do aprendizado, a escola é um suporte, mas o básico tem que vir de