etica
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.
Ética édefinida por Motta como um "conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social", ou seja, Ética éa forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
O HOMEM EM SOCIEDADE
Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, comseu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apoiar a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal desteplaneta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.
A SOCIEDADE E A ÉTICA
Toda conduta social é instituída por valores morais diferentes, mas a conduta correta é imposta a todossem distinção. Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir daí reproduzimos valores impostos pela sociedade. Desta forma, somos “programados” para agir conforme regras impostas,recompensados quando seguimos as regras e punidos quando as transgredimos.
Ética e moral devem andar lado a lado com a liberdade, mas esta liberdade tem alguma limitações que a própria Lei Naturalimpõe ao ser humano. Esta liberdade parte do princípio do respeito aos direitos alheios.Entretanto, na vida prática não existe o respeito ao homem em si, o que existe na consciência humana é orespeito a si mesmo, a busca constante para si próprio.
Ultimamente a ética e a moral estão sendo relegadas por certas classes sociais e políticas, muitos valores estão sendo quebrados em prol doindividualismo. O bem comum deu lugar ao “cada um por si” e com isso ética e moral vêm perdendo o sentido.
Ao longo dos tempos o real significado da palavra liberdade deixou de existir, muitas