etica
O exercício que separa homens de frangos...
Na minha opinião é como um agachamento invertido. Pois recruta os mesmos grupos musculares e articulações. A diferença é que ao invés de se agachar o atleta levanta. E não podemos deixar de mencionar também, a grande solicitação dos músculos eretores da coluna, que são fortemente ativados na fase positiva do movimento.
Analisando anatomicamente podemos ver que há um grande numero de músculos envolvidos durante toda a execução. São eles: Esplênio da cabeça e do pescoço, iliocostal do pescoço, trapézio, iliocostal do lombo parte torácica e parte lombar, serrátil posterior superior, longuíssimo do tórax, quadrado lombar, reto femoral, vasto medial, vasto lateral, pectíneo, adutor longo, grácil, adutor magno e glúteo máximo. Sendo assim, podemos considerar que ele é um ótimo exercício tanto para os membros inferiores quanto para o dorsal.
O processo de execução do Levantamento Terra na teoria (veja bem, na teoria) pode ser descrito assim: Em pé de frente para a barra, o executante deverá flexionar os membros inferiores posicionando as coxas na horizontal, segurar a barra com os cotovelos estendidos, com a pegada que poderá ser feita utilizando um braço em pronação e o outro em supinação (pegada power invertida) ou ambos os braços em pronação (pegada clássica). Mantenha as mãos afastadas aproximadamente na largura dos ombros, inspire o ar e incline discretamente as costas para frente. Estenda os joelhos para posicionar o tronco na posição vertical. As escapulas devem estar posicionadas para trás e expire no final do movimento. Retorne a posição inicial fletindo os joelhos, SEM causar o arredondamento da coluna e sem repousar a barra no chão, recomece todo o processo de execução.
Eu disse que isto é só a teoria do movimento porque na pratica pode ser executado de diferentes maneiras. Agora você me pergunta qual é a melhor, certo? Eu respondo: A melhor postura é aquela que você conseguir