ETICA
INTRODUÇÃO
A existência de normas morais sempre a afetado aos seres humanos , já que desde crianças captamos por diversos meios a existência de tais regras e, na verdade , estamos sempre afetados por elas, seja em forma de conselho, ordem, ou em outros casos, como uma obrigação ou proibição , mas sempre com o objetivo de tentar orientar e até mesmo determinar o comportamento humano.
As normas morais existem na consciência de cada um, isso faz com que existam diferenças em cada um de nós, e portanto, também os problemas quando debatemos nossas diferenças:
O problema da diversidade de sistemas morais : Podemos dizer que para algumas pessoas um ato é correto porem para outras é imoral, por exemplo: o divórcio , o aborto , a eutanásia , etc .
O problema da liberdade humana : A liberdade do ser humano, não é inteiramente verdade , já que vivemos em uma sociedade em que todos operam sob pressão social , mas, considerando a ética e a moral , cada indivíduo age de acordo com sua consciência, por tanto as pessoas atuam seguindo seu próprio critério.
O problema de valores: De este problema geram-se muitos questionamentos referentes aos valores, são objetivos? Porque existem fora da mente do indivíduo se os valores são subjetivos?, Porque depende da mentalidade de cada um?
O problema dos fins e meios : " o fim justifica os meios ", disse Maquiavel , isto significa que a coisa mais importante é o fim, independentemente dos meios para alcançá-los. " Superestimando as intenções de um ato e descuidando o aspecto externo (a finalidade), podemos dizer: "O fim jamais justificara os meios"
O problema da obrigação moral : Muitos dizem que "o que é feito por obrigação perde os méritos ", em contraste com o que é feito voluntariamente adquire valor moral , é bom esclarecer que uma coisa é o que é feito por coerção, obrigando a vontade do homem e outra por obrigação interna, exercida pelos valores da consciência.
Como é sabido , em todas