etica
Durante a segunda metade do século XIX, a sociedade brasileira passava por mudanças fundamentais nos campos políticos, sociais e na forma de viver e entender a nova realidade No princípio do século XX, A Engenharia Civil, pode-se dizer, começou a ter importância no Brasil, somente a partir do século XIX, a eletricidade, os veículos automotores e o rádio proporcionaram mudanças no quadro tecnológico e econômico, trazendo novas especializações: engenharia eletrotécnica, metalúrgica, naval. Como consequência da urbanização e do crescimento populacional, surgem as engenharias agronômica (para abastecimento das cidades) e hidráulica, Nesse período houve a mudança da forma de governo, foi feita a Constituição e a substituição do trabalho escravo pelo trabalhador com o surgimento de novos materiais, como o ferro, o vidro e o concreto armado, que estão em alta até os dias de hoje, sem dúvida alguma foi avanço na evolução da engenharia.
O material que obteve grandes mudanças nas engenharias foi o cimento utilizado para fazer a massa de concreto. As qualidades do concreto e do ferro foram reunidas no concreto armado, que apareceu no fim do século XIX e se consagrou, como um dos materiais indispensáveis a todas as obras de engenharia, em 1990, já começava a haver uma preocupação maior com a qualidade do produto final, passando as construtoras a qualificar mais a mão de obra de suas equipes.
A engenharia atual está cada vez evolutiva, novas tecnologias, maquinas mais avançadas, computadores e equipamentos de segurança, a engenharia de hoje não é a mesma século passado sempre será evolutiva sempre com novas ideias e novos mecanismos de trabalho na área de construção, antes de conquistar o prestígio e alcançasse o desenvolvimento que tem hoje, foi necessário que a engenharia percorresse um longo trajeto de seis mil anos desde que o homem deixou as cavernas e começou a pensar numa moradia. As contribuições da engenharia civil,