etica
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.
Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade, competência, etc.
Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho.
O código de ética profissional é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.
Ética e Ética Profissional
Henrique Araújo Costa
A ética é tida normalmente como o estudo da moral e, por sua vez, a moral se faz dos princípios universais do que é certo e do que é errado. Uma das dimensões do seu estudo - a ética profissional - é a aplicação de todos os princípios morais ao exercício profissional. Essa seria uma definição ampla do assunto.[1] Noutro sentido, todavia, ela envolve somente a regulação da atividade profissional e sugestão de regras de conduta.[2]
É principalmente sobre este último sentido que nos debruçaremos neste estudo. Nosso principal objetivo é sugerir linhas de conduta para o mediador, retiradas do senso restrito da ética profissional. Isso porque buscamos neste trabalho, com base na produção legislativa comparada, condensar experiência e tornar mais seguras as decisões do mediador sobre como se comportar.