Etica
CURSO DE TURISMO AMBIENTAL
DAIANA ASSUNÇÃO MIRANDA DA SILVA
PRINCIPIOS DA EXPERIMENTAÇÃO E ANALISE DE VARIÂNCIA
PORTO-VELHO/RO
2013
1. Princípios da Experimentação
A experimentação segue alguns princípios básicos, como: repetição, a casualização e controle local.
A repetição tem a função de prover uma estimativa do erro experimental, aumentar a precisão de um experimento e controlar a variância residual. Ela é aplicada quando obtemos amostras fisicamente diferenciadas dentro de um mesmo tratamento.
Com a repetição, podemos obter uma melhor estimação do efeito do tratamento e determinar o erro experimental para assim termos informações necessárias para testar a significância das diferenças das médias obtidas através da análise dos tratamentos.
A casualização defende que os tratamentos sejam locados num determinado ambiente, de forma aleatória na forma de sorteio para assim garantir que um tratamento não seja continuamente favorecido ou desfavorecido nas sucessivas repetições por algum evento, de origem conhecida ou desconhecida. A casualização além de permitir uma estimativa para o erro experimental, a casualização garante o uso dos testes de significância.
O controle local é um princípio experimental que visa homogeinizar o ambiente em que os tratamentos estão expostos, seja a temperatura, umidade relativa entre outros fatores, para que nenhum tratamento seja favorecido. Quando se faz o controle local há uma redução do número de graus de liberdade do erro experimental, o que não é desejável. Mas também há uma diminuição na variação devida ao erro, compensando a redução dos graus de liberdade e, desta forma conduzindo a uma maior precisão.
2. Análise de Variância
A análise de variância é um teste estatístico amplamente difundido entre os analistas, e visa fundamentalmente verificar se existe uma diferença significativa entre as médias e se os fatores exercem